11 novembro 2020

Autarquia reforça entrega de EPI’s a lares do Concelho

No contexto da pandemia de Covid-19, a Câmara Municipal de Mora tem procedido, desde o início à entrega de Equipamentos de Protecção Individual (EPI’s) às instituições sociais do Concelho. Esta é uma medida de apoio implementada pela autarquia, com vista a atenuar os efeitos decorrentes da situação. Medida que foi agora reforçada, devido ao aparecimento de utentes infetados com COVID-19 num dos lares do Concelho, sendo necessário outro tipo de equipamento, mais dispendioso, para lidar com estes casos.

Gel desinfetante de mãos, desinfetante para superfícies, luvas, máscaras e fatos de proteção individual para tratar casos COVID-19, foram alguns dos EPI’s entregues, ontem dia 10 de Novembro, aos cinco Lares de Idosos do Concelho. Estes equipamentos são para uso dos profissionais destas instituições, contribuindo assim para a protecção individual de cada um em contexto de trabalho, face ao risco de contágio pelo novo Coronavírus.

Desde o início da pandemia que a autarquia de Mora já investiu cerca de 27 mil euros em equipamentos de proteção individual, materiais de limpeza e desinfeção, para as instituições de solidariedade social do Concelho. A este valor acrescentam-se os fornecimentos efetuados aos Bombeiros Voluntários de Mora, e o donativo para a aquisição de ventiladores com vista a equipar o Hospital Espirito Santo de Évora, num total já foram gastos cerca de 60 mil euros.

Atenta às necessidades das instituições sociais do Concelho, a Câmara Municipal entende que esta é uma forma de apoiar as mesmas, uma vez que esta pandemia se traduz num elevado esforço económico por parte de cada uma delas, para que possam continuar a desempenhar as funções essenciais à comunidade.

Sem a ajuda da Câmara Municipal de Mora, provavelmente o esforço financeiro acrescido das IPSS teria que ser compensado pelo aumento das mensalidades dos utentes. É isso que a Autarquia de Mora pretende evitar.