Glossário do Ambiente

Este Glossário tem com objectivo sintetizar os principais termos utilizados na área do Ambiente.

 

Aterro - instalação de eliminação utilizada para a deposição controlada por tempo indeterminado de resíduos.

 

Ecocentro – parque amplo com contentores de grandes dimensões e separadores destinados a receber separadamente diversos tipos de materiais temporariamente para posterior encaminhamento para tratamento ou valorização.

 

Entulhos – entendem-se por entulhos os resíduos sólidos inertes provenientes de construções, como sendo caliças, pedras, escombros, terras e similares, resultantes de obras públicas e particulares.

 

Materiais Inertes - materiais que não reagem e não participam em reacções químicas, físicas e biológicas.

 

Molok – contentor com capacidade até 5000 litros. Tem uma forma redonda e é semi-enterrado no solo o que faz com que se integrem facilmente no meio urbano.

 

Monstros – não são mais do que resíduos domésticos volumosos fora de uso, isto é, objectos provenientes de habitações que, devido ao seu volume, forma ou dimensão não possam ser recolhidos pelos meios habituais de remoção de resíduos (p.e. electrodomésticos).

 

OAU (Óleos Alimentares Usados) – referem-se aos óleos usados utilizados para a fritura de alimentos.

 

REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) – equipamentos que estão dependentes de correntes eléctricas ou campos electromagnéticos para trabalhar correctamente, bem como equipamentos para geração, transferência e medição dessas correntes e campos.

 

Resíduo - qualquer substância ou objectos de que o detentor se desfaz, ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer.

 

Resíduos Agrícolas – os exclusivamente produzidos em estabelecimentos e actividades agrícolas.

 

Resíduos Comerciais – os produzidos em estabelecimentos comerciais, escritórios e similares.

 

Resíduos de Fluxos Especiais – os não considerados como industriais, urbanos ou hospitalares (p.e. óleos usados, pneus usados, veículos em fim de vida, equipamentos eléctricos e electrónicos).

 

Resíduos de Jardinagem – resíduos provenientes da limpeza e manutenção de jardins de habitações, nomeadamente troncos, aparas, ramos, relva, ervas e folhas.

 

Resíduos Domésticos – os que são produzidos nas habitações ou os que a eles se assemelham.

 

Resíduos Hospitalares – os produzidos em unidades de prestação de cuidados de saúde, incluindo as actividades médicas de diagnóstico, prevenção e tratamento da doença, em seres humanos ou em animais, e ainda em actividades de investigação relacionada.

 

Resíduos Industriais – os produzidos em actividades industriais, bem como os que resultem das actividades de produção e distribuição de electricidade, gás e água.

 

Resíduos Públicos – os provenientes da limpeza pública.

 

RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) – resíduos domésticos ou outros resíduos semelhantes, pela sua natureza ou composição, nomeadamente os provenientes do sector de serviços ou de estabelecimentos comerciais ou industriais e de unidades prestadores de cuidados de saúde, desque que, em qualquer dos casos, a produção diária não exceda 1100 litros por produtor.​